Prazo para emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural 2024 (CCIR) segue até 18 de julho

28 de junho de 2024

Começou na última, 18 e vai até o dia 18 de julho o prazo para o produtor rural emitir o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) 2024.

Emitido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o CCIR comprova a inscrição do imóvel no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) e garante o acesso a uma série de direitos e benefícios essenciais para o agronegócio.

Só com o documento é possível transferir, arrendar, hipotecar, desmembrar, partilhar (em caso de divórcio ou herança) o imóvel rural, além de acessar financiamentos bancários para investimento na propriedade.

Como emitir o CCIR 2024

O processo de emissão do CCIR é simples e pode ser feito online no site do Incra ou presencialmente em uma unidade do órgão.

Para solicitar o CCIR, é necessário ter em mãos os documentos do imóvel rural, como CPF ou CNPJ do titular, título definitivo ou provisório de terra e certidão de Cadastro de Imóvel Rural (CAR).

A emissão do documento é gratuita, mas caso o imóvel rural possua algum tipo de impedimento cadastral no SNCR, o CCIR não estará disponível para emissão.

O CCIR 2024 substituirá o documento expedido em 2023 e só será válido com a quitação da taxa de serviços cadastrais referente a exercícios anteriores. O valor dessa taxa é variável, dependendo do tamanho da propriedade e de outras características específicas do imóvel.

O prazo final para emissão do CCIR 2024 é 18 de julho.

Leia Mais
>> Matopiba: comitê gestor de acordo com o decreto 11.767/2023 é reativado

>> Frente Parlamentar da Agropecuária garante derrubada de vetos para pesticidas, regularização fundiária e ajuda ao Rio Grande do Sul

O Agronegócio Brasileiro é um exemplo para o mundo, com uma produtividade que bate recordes, move a economia do Brasil e alimenta o mundo. Nós da Fazenda Matopiba, temos grande orgulho do Brasileiro, estamos juntos com nossos parceiros, amigos e clientes em prol de mais conquistas para o setor, contem sempre conosco.

Fonte: Exame