Matopiba: comitê gestor de acordo com o decreto 11.767/2023 é reativado

20 de junho de 2024

Conforme o Decreto 11.767/2023, foi criado um Comitê Gestor para elaborar o Plano de Desenvolvimento Agropecuário e Agroindustrial do Matopiba.

O Plano de Desenvolvimento Agrícola (PDA-Matopiba) foi instituído pelo Decreto nº 11.767, publicado em novembro de 2023. O plano tem como objetivo promover e coordenar políticas públicas para o desenvolvimento econômico, ambiental e social sustentável da região do Matopiba. Ele se baseia nas atividades agrícolas, pecuárias e agroindustriais que contribuem para melhorar a qualidade de vida da população local.

O PDA-Matopiba busca fortalecer a região do Matopiba, uma área estratégica que engloba partes dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, conhecidas por seu alto potencial para a produção agropecuária e agroindustrial. Ao promover o desenvolvimento sustentável da região, o plano visa aumentar a produtividade e a competitividade, além de incentivar a adoção de práticas agrícolas mais sustentáveis.

Objetivo do Comitê Gestor do Matopiba

O plano visa promover e coordenar políticas públicas para o desenvolvimento econômico, ambiental e social sustentável, com foco nas atividades agrícolas, pecuárias e agroindustriais.

Abapa integra encontro do Comitê Gestor do Matopiba

Durante a Bahia Farm Show, o presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Luiz Carlos Bergamaschi, participou de reunião do Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Agropecuário e Agroindustrial do Matopiba (CGPDA). Embora a representante oficial do agronegócio no comitê seja a Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), a Abapa foi convidada a integrar este importante evento.

O encontro contou com a presença do secretário de agricultura do Estado da Bahia, Wallison Tum e de representantes do governo, além de segmentos do agronegócio e da agroindústria da região. O objetivo foi criar grupos técnicos que montarão um planejamento de ações para os próximos 10 anos, em conjunto com entidades de classe e os geradores de economia.

“Vamos discutir o futuro do Matopiba, as oportunidades para essa região, logística, questões ambientais, tratativas também do plano ABC+ aqui do estado da Bahia. […] A expectativa é muito boa de estar realizando aqui no estado da Bahia, aqui em Luís Eduardo Magalhães, essa reunião tão importante para o Matopiba que vai ser o maior polo de desenvolvimento agrícola do mundo”, afirmou o secretário.

Pedro Alves Neto, presidente do comitê gestor, destacou que o setor agropecuário da região está preparado para enfrentar questões atuais de acesso ao mercado, especialmente referentes à sustentabilidade, internacionalização, pesquisa e desenvolvimento, transparência, tecnologia e resiliência dos sistemas produtivos. “Não tenho dúvidas de que nessa região teremos as respostas necessárias. Os grupos técnicos formados estarão à disposição para trabalharmos com responsabilidade e agilidade nas demandas,” afirmou.

Impacto na população do Matopiba

Essas iniciativas têm como objetivo melhorar a qualidade de vida da população, através de um desenvolvimento equilibrado e sustentável na região do Matopiba.

Leia Mais
>> Soja: nova tecnologia promete controlar nematoides e reduzir perdas bilionárias

>> Adesão obrigatória dos produtores rurais à nota fiscal eletrônica é adiada para 2025

O Agronegócio Brasileiro é um exemplo para o mundo, com uma produtividade que bate recordes, move a economia do Brasil e alimenta o mundo. Nós da Fazenda Matopiba, temos grande orgulho do Brasileiro, estamos juntos com nossos parceiros, amigos e clientes em prol de mais conquistas para o setor, contem sempre conosco.

Fonte: Aprosem, Abapa e Governo Federal