Produção histórica deve ocorrer mesmo com a redução das estimativas.
A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) reduziu a previsão para a produção nacional de soja em 2024. Ainda assim, agricultores devem colher uma safra recorde.
Pelas estimativas da Abiove, a agricultura brasileira fecha o ano com a colheita de 160,3 milhões de toneladas de soja. A projeção representa um corte de 1,6 milhão de toneladas sobre estimativa anterior. O número, porém, e um crescimento de 2,2 milhões de toneladas em relação à safra de 2023 — a maior até então.
Exportação e Mercado interno da Soja do Brasil
De acordo com a associação, 99 milhões toneladas do grão in natura — 62% da colheita — terão o mercado externo como destino. Pouco menos de 3 milhões de toneladas serão usadas como sementes para o plantio. E o restante (54,5 milhões de toneladas) vai para a indústria de processamento — para dar origem, principalmente, ao óleo e ao farelo.
Esses itens, contudo, dão origem a diversas outras matérias-primas e insumos. A lista inclui rações animais, preparos para a indústria de alimentos, óleos comestíveis, biodiesel, lubrificantes, componentes usados na fabricação até mesmo pneus.
Cerca de 85% das 11 milhões de toneladas produzidas no Brasil ficam no país, conforme previsão da Abiove. A produção brasileira do farelo deve produzir quase 42 milhões de toneladas em 2024. Cerca de 22 milhões de toneladas serão exportadas — o restante vai para o mercado interno.
Um dos fatores para o Brasil ter se tornado o maior exportador de carnes de aves do planeta é a disponibilidade do farelo no mercado interno. O produto também ajudou o país a alcançar o terceiro maior fornecedor de proteína suína para o comércio internacional.
Atualmente, a agricultura brasileira responde por cerca de 40% de toda a safra de soja do planeta. O volume garante ao país a primeira posição no ranking mundial de produtores.
Leia Mais
>> Plantio 2023/24: plantio de Soja do Brasil atinge 94%
>> Valor bruto da produção agropecuária do país deve crescer para R$ 1,159 trilhão em 2023
O Agronegócio Brasileiro é um exemplo para o mundo, com uma produtividade que bate recordes, move a economia do Brasil e alimenta o mundo. Nós da Fazenda Matopiba, temos grande orgulho do Brasileiro, estamos juntos com nossos parceiros, amigos e clientes em prol de mais conquistas para o setor, contem sempre conosco.
Fonte: Revista Oeste