Elon Musk e o Agro: John Deere equipará máquinas nos EUA e Brasil com Starlink

16 de janeiro de 2024

A empresa norte-americana de fabricação e venda de equipamentos agrícolas John Deere começará ainda neste ano a equipar máquinas novas e existentes nos Estados Unidos e no Brasil com o Starlink, serviço de satélites da SpaceX, de Elon Musk, informou a Starlink em sua conta no X, nesta segunda-feira.

Utilizando a rede Starlink, líder do setor, esta solução permitirá que os agricultores que enfrentam desafios de conectividade rural aproveitem integralmente as tecnologias agrícolas de precisão.

A parceria permitirá que os clientes da John Deere sejam mais produtivos, rentáveis e sustentáveis em suas operações, à medida que continuam fornecendo alimentos, combustível e fibras às suas comunidades e a uma população global em crescimento.

“O valor da conectividade para os agricultores é mais abrangente do que qualquer ação individual já realizada. A conectividade desbloqueia enormes oportunidades que antes eram limitadas ou estavam indisponíveis”, afirmou Aaron Wetzel, vice-presidente de sistemas de produção e agricultura de precisão da John Deere.

“Por exemplo, ao longo de todo o ano, os agricultores precisam concluir tarefas em janelas de tempo muito curtas. Esta dinâmica exige a execução de etapas de produção extremamente precisas, paralelamente à coordenação entre as máquinas e o gerenciamento do seu desempenho. Cada uma dessas áreas é aprimorada pela conectividade, o que torna toda a operação mais eficiente, eficaz e rentável”, completa.

Sobre a parceria entre John Deere e SpaceX

A solução SATCOM conectará máquinas novas e já existentes por meio de serviço de Internet via satélite e terminais de satélite robustos.

Isso possibilitará a utilização de tecnologias como autonomia, compartilhamento de dados em tempo real, diagnósticos remotos, soluções aprimoradas de suporte técnico e comunicação entre máquinas. Todas elas são tecnologias que ajudam os agricultores a trabalhar com mais eficiência e maximizar o tempo produtivo.

“Estamos levando o serviço de conectividade via satélite para o uso agrícola em grande escala, para que os agricultores com problemas de cobertura celular possam maximizar o valor da conectividade em suas operações. A solução SATCOM potencializa o pacote de tecnologias da John Deere para que todos os agricultores possam utilizar plenamente a tecnologia agrícola de precisão de que dispõem atualmente, juntamente com as novas soluções inovadoras que serão implementadas no futuro”, declarou Jahmy Hindman, vice-presidente sênior e CTO da John Deere.

A solução SATCOM da John Deere utilizará a internet por constelação de satélites de baixa órbita Starlink da SpaceX. Para ativar esta solução, as concessionárias John Deere instalarão um terminal Starlink em máquinas compatíveis, testado para condições agrícolas severas, juntamente com um modem JDLink™ 4G LTE para conectar as máquinas ao John Deere Operations Center™.

A solução SATCOM estará disponível por meio de um lançamento inicialmente limitado aos Estados Unidos e ao Brasil, a partir do segundo semestre de 2024.

Leia Mais:

>> Produção de Milho: produtor quebra recorde com 651,7 sacas por hectare

>> Entenda como um Produtor de soja alcançou 231,8 sacas por hectare

As novas tecnologias tem ajudado a melhorar a produtividade e eficiência no campo, impactando positivamente e melhorando a vida das pessoas. Nós da Fazenda Matopiba, temos grande orgulho do Brasileiro, estamos juntos com nossos parceiros, amigos e clientes em prol de mais conquistas para o setor, contem sempre conosco.

Fonte: Money Times e X (Twitter)